Nas palavras do escritor britânico Neil Gaiman, “os mitos ainda estão incrivelmente vivos e dizem muito sobre as nossas vidas e sobre o nosso mundo. E fazem isso de tal maneira que nós nem sempre entendemos, percebemos ou notamos de modo consciente”. Os mitos são as histórias sagradas, antigas lendas e narrativas orais transmitidas de geração em geração. Podemos dizer que todas as histórias contadas hoje estão ligadas aos mitos, que ainda hoje continuam moldando a produção cultural. As histórias fantásticas de deuses, monstros e heróis servem de fonte inesgotável para livros, filmes, séries, games, músicas e quadrinhos. As novas mídias atraem o público para essas histórias, que são (re)colocadas em circulação, transformadas pela cultura pop. Assim, os mitos vão reaparecendo constantemente como algo novo, atual e acessível. Imersos em uma realidade saturada de imagens, nós retornamos sempre a eles, embora muitas vezes passem despercebidos e sua presença sequer seja notada.

O Projeto Ítaca nasceu em 2015 com o objetivo de explorar a mitologia através das mídias. Pretende, antes de tudo, introduzir os leitores a essas histórias formativas, alimentando o conhecimento, a criatividade e a capacidade de relacionar conteúdos. Não estaremos limitados a identificar referências, sejam elas temas, símbolos ou personagens míticos, por exemplo. Mais do que isso, buscamos refletir de forma crítica e dialética sobre a forma como os mitos (re)aparecem nas mídias. Em outras palavras, de que modo retornam e como nós retornamos a eles. O próprio tema do retorno, ideia central do Projeto, faz alusão a um dos episódios da Odisseia de Homero: o regresso de Ulisses à Ítaca, seu reino e cidade de origem.

A jornada online do Projeto Ítaca começou em 2017. A proposta continua a mesma, mas de um jeito diferente: refletir sobre os temas, personagens e histórias da mitologia que aparecem no cinema, na televisão, na literatura, nos games, na música e nos quadrinhos. Sempre atentos à reatualização da mitologia, veremos que muitas histórias contemporâneas são, na verdade, os velhos mitos com roupagem nova; e que, muito além de meras referências, os mitos são o próprio esqueleto que sustenta essas histórias.

Sejam bem-vindos a uma terra de deuses, monstros e heróis.

© 2020 projetoitaca.com